Artigos


EDIFÍCIO MASTER

31.03.2005
Por Marcelo Janot
GOL DE PLACA

Depois de Nelson Freire, Fala Tu e Paulinho da Viola – Meu Tempo é Hoje, finalmente sai em DVD aquele que é, junto com Entreatos, o melhor documentário produzido pela Videofilmes nos últimos anos: Edifício Master, de Eduardo Coutinho, realizado em 2002.



Em extensa entrevista ao Críticos.com.br (LEIA AQUI) na época de lançamento do filme, Coutinho comentava a decisão de ter mantido a ordem das entrevistas quase intacta na montagem final do filme, dizendo que no cinema ela é imutável mas que num DVD elas poderiam ser assistidas em ordem aleatória. E esse é justamente um dos extras do DVD duplo de Edifício Master: a possibilidade de se assistir aos filmes com os depoimentos embaralhados em ordem randômica, ou seja, cada vez que se acessa a função o DVD é reproduzido numa ordem diferente.



Fizemos um teste e constatamos que tal opção quase não interfere na unidade do filme em relação à versão original, uma vez que, embora um ou outro depoimento tenham mais força, Coutinho conseguiu que seu mosaico se autocompletasse de forma extremamente sólida. Se você der sorte, poderá até conseguir assistir ao filme terminando com o depoimento do homem que conheceu Frank Sinatra, sem dúvida o de maior impacto emocional (e justamente por isso, para evitar a armadilha de uma montagem “dramatúrgica”, Coutinho optou por inseri-lo na metade do filme e não no final).



Essas e outras opções do diretor são abordadas no principal extra do DVD: o comentário em áudio de Eduardo Coutinho, acompanhado da pesquisadora Consuelo Lins, que participou com ele do projeto, e do cineasta Walter Lima Jr, que faz o papel do espectador/entrevistador e fã curioso. Embora Coutinho várias vezes reclame que é difícil “comentar um filme em que não acontece nada”, referindo-se à estrutura calcada nos depoimentos e na câmera quase sempre estática, o depoimento rende. Em 1h50, Coutinho disseca o seu método de trabalho, revela curiosidades sobre os bastidores das entrevistas e comenta o destino de alguns daqueles personagens. Faz também um longo e interessante discurso sobre o que ele chama de “preconceito de classe invertido”, referindo-se às críticas que recebeu pela forma como lidou com a classe média, o que não ocorreu em seus documentários anteriores, que tinham moradores de favela e excluídos como tema.



O terceiro grande extra do DVD são as entrevistas feitas durante o processo de pesquisa e seleção, com 18 dos 37 personagens do filme. O material, quase em estado bruto, filmado com digicam e iluminação tosca, mostra a equipe de Coutinho preparando o terreno para o grande momento em que o cineasta vai, finalmente, encontrá-los. Esse processo, segundo ele diz na faixa de comentário, é fundamental para que os depoimentos rendam na hora H: “Treino é treino, jogo é jogo, e eles percebem isso”. Basta ver alguns desses depoimentos da fase de pesquisa e compará-los com a entrevista derradeira para entender porque, nesse jogo, Eduardo Coutinho é um craque.



#EDIFÍCIO MASTER

Brasil, 2002

Direção: EDUARDO COUTINHO

Pesquisa: CONSUELO LINS, CRISTIANA GRUMBACH, DANIEL COUTINHO, ELISKA ALTMAN, GERALDO PEREIRA

Fotografia e câmera: JACQUES CHEUICHE

Direção de produção: BETH FORMAGGINI

Som direto: VALÉRIA FERRO

Montagem: JORDANA BERG

Produção executiva: MAURÍCIO ANDRADE RAMOS E JOÃO MOREIRA SALLES

Duração:110 minutos

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário