Na hitória do bestialógico do cinema, este A Febre ocupará um lugar de destaque. O filme é dirigido por Carlo Gabriel Nero, que vem a ser o filho de 36 anos de Vanessa Redgrave com Franco Nero. O roteiro é de Wallace Shawn, que se destacou como a voz de Rex, o dinossauro verde, em Monstros S.A. e em Toy Story. Wallace e Vanessa, com a aquiescência do jovem Carlo, constroem cenas que dificilmente serão esquecidas. Minha favorita é o diálogo entre Vanessa e Michael Moore lambuzando-se de sorvete de creme na varanda de um hotel, Moore explicando que o sorvete provém do leite que poderia estar sendo distribuido às crianças carentes.
Moore é um reporter e Angelina Jolie interpreta uma revolucionária que guarda a arma sob a blusa. Todos se esmeram em fazer a cabeça de Vanessa, uma mulher que na sua idade começa a aprender como é o mundo à sua volta. É ela que narra todo o filme, na primeira pessoa. Faz isso um tom abaixo, como se estivesse falando clandestinamente num orelhão instalado no saguão da CIA.
Através de instrutores desse calibre, ela aprende que o mundo se divide entre pobres e ricos. Aprende também que não apenas existem países pobres, como existem países mais pobres ainda. E que os pobres são os bons enquanto os ricos são os maus. “Mas conheço alguns pobres que são ruins e alguns ricos que são bons”, revela, depois de pensar bastante. A resposta: “mas ainda assim é a classe dominante que oprime os pobres”.
Trata-se, é fácil perceber, de uma obra de grande profundidade. Tanto que Vanessa começa a ser conscientizada após ganhar de um admirador anônimo o volume 1 de O Capital. O opúsculo torna-se sua leitura de cabeceira naquela mesma noite. Produz então uma extraordinária pensata: “No início, não entendi nada. Mas depois entendi como se dá a opressão da classe trabalhadora”.
Bem informados sobre a complexidade política do mundo contemporâneo, entendemos claramente por que tomar sorvete de creme é um grave crime contra as criancinhas.
# A FEBRE (THE FEVER)
EUA/Inglaterra, 2004
Direção: CARLO GABRIEL NERO
Roteiro: WALLACE SHAWN
Elenco: VANESSA REDGRAVE, ANGELINA JOLIE, MICHAEL MOORE
Duração: 83 minutos