Críticas


ÚLTIMA NOITE, A

De: ROBERT ALTMAN
Com: MERYL STREEP, LILY TOMLIN
28.09.2006
Por Luiz Fernando Gallego
O ESPECTADOR FAZ PARTE DO PROGRAMA

Escrito durante o Festival do Rio 2006

Em A Última Noite , Robert Altman pede a cumplicidade do espectador: há que se colocar como mais um na platéia de um programa de rádio do Meio-Oeste americano transmitido ao vivo do Teatro Fitzgerald (escritor nascido lá em St.Paul) com músicas country interpretadas pelos próprios atores.



Não é Nashville – é sua versão quase “de câmera” com um fiapo de roteiro onde o próprio cineasta não curtiu tanto a personagem interpretada por Virginia Madsen ( Mulher Perigosa ). Outra aparição um tanto gauche seria a de Kevin Kline no papel de um detetive-segurança que fica entre Bogart em filme com história de Raymond Chandler com direito a abrir a narrativa na primeira pessoa e... o Inspetor Clouseau.



Mas o principal do filme está no próprio programa – ameaçado de estar tendo sua derradeira transmissão – e nos números musicais cantados com evidente prazer por Meryl Streep, muito à vontade, Lily Tomlin, bem divertida, Woody Harrelson e John C. Reilly formando uma improvável “dupla caipira” que canta e conta piadas chulas; além de outros atores e/ou cantores menos conhecidos por aqui.



O desempenho (?) que mais se destaca é o do apresentador do programa, Garrison Keillor no papel de... “G.K.”, sendo Keillor o roteirista – além de apresentador de um programa com o mesmo título (original) do filme, A Prairie Home Companion . Estará representando ou repetindo sua performance como radialista? Certos limites entre realidade e representação ficam borrados, como em outros filmes de Altman.



A câmera é elegante e suave, passeando pelos rostos satisfeitos dos atores-cantores em estado de graça. Se o espectador entrar no clima de brincadeira e divertimento poderá curtir um pequeno e delicado filme de um grande cineasta, que desta vez teve P.T.Anderson como diretor stand by caso Altman não tivesse condições de concluir as filmagens devido à idade e condições de saúde. Isso talvez explique a presença da personagem da “mulher perigosa” que o próprio Altman queria evitar (e faz sentido: vendo o filme, entenderão por quê). Torcemos para que esta não seja a última noite de Altman.



# A ÚLTIMA NOITE (A PRAIRIE HOME COMPANION)

EUA, 2006

Direção: ROBERT ALTMAN

Elenco: MERYL STREEP, LILY TOMLIN

Duração: 103 minutos

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário