Ponto Cego é a ótima estreia de Carlos López Estrada na direção em longa metragem. Com roteiro assinado pela dupla de atores principais, Daveed Diggs e Rafael Casal, o filme aborda com extrema acuidade questões inter-raciais, preconceito racial, cultura hip hop, raps, mas também a gentrificação de Oakland, onde o enredo se desenrola. No passado, lugar de onde brotou o movimento dos “Panteras Negras”; no presente, em suas ruas, por qualquer coisa, um policial branco dá quatro tiros em um rapaz negro seguindo o lema “atire antes, não haverá quem responda nenhuma pergunta depois”.
Vivendo seus últimos três dias de liberdade condicional, o negro Colin (interpretado com densidade por Diggs) tem um histórico de se expor a situações de risco, em parte motivadas ou agravadas por seu amigo branco Miles (Casal, em um desempenho mais exteriorizado, com mais oportunidades histriônicas que ele utiliza de modo praticamente virtuosístico). Colin é mais contido, mas pode explodir, já Miles é uma permanente bomba-relógio. Em papéis menores, Janina Gavankar como Val, ex-namorada de Colin, e Jasmine Cephas Jones, como Ashley, com quem Miles tem um filho, mantêm a qualidade dos desempenhos.
A edição caprichada (de Gabriel Fleming) colabora na manutenção do ritmo, eventualmente tenso, maa habilmente, alternando com momentos mais relaxados. E aproveitando a duração enxuta dos 95 minutos de duração, sem gordurinhas.
A explicação para o título será dada ao longo do filme e não vamos adiantar aqui qual é a analogia feita, mas basta saber que numa visão preconceituosa e maniqueísta em preto, tudo preto, e branco, tudo branco, a polícia acha que sabe em quem atirar antes de perguntar, o que dá margem a discussões entre os dois amigos, especialmente quanto à onda de “negro” que o branquelo Miles vive tirando.
Uma pena que, num momento em que aqui também aconteçam tantas discussões sobre as ameaças que as pessoas sofrem devido à cor da pele, o filme esteja condenado a uma segunda semana em uma única sala e em um único horário, menos ainda do que os três horários da semana de estreia. Uma sugestão: corram para ver um dos melhores filmes do ano.