Diante da tarefa de transportar o bem-sucedido programa semanal A Grande Família da televisão para o cinema, o diretor Maurício Farias tratou de não mexer em time que está ganhando. Os atores sustentam a qualidade de seus trabalhos e não há mudança na construção das personagens.
Mas a acomodação não impera ao final. O cineasta procurou, por exemplo, valorizar o subúrbio por meio de referências bem marcadas, como os clubes de bairro, a Igreja da Penha, o trem e a paisagem das favelas ao fundo. É uma medida acertada, que, porém, renderia mais se Farias tivesse investido numa conexão entre as características normalmente atribuídas ao subúrbio e o “tema” da passagem do tempo – o que resiste e o que se transforma. Não por acaso, Nenê surge reformando um vestido antigo que usa para ir com Lineu ao baile que freqüenta há muitos anos.
Maurício Farias se esforça para voar acima do humor despretensioso. Não significa que abra mão dele. Aposta, contudo, no gancho dramático presente no roteiro de Cláudio Paiva e Guel Arraes: o confronto de Lineu com a perspectiva da morte. O filme recomeça mais de uma vez para mostrar como ele, sem coragem de conferir o resultado de um exame médico, poderia reagir de forma diferente a uma suspeita que acredita ser verdadeira. No entanto, a estrutura da história que se repete com transformações acaba alongando A Grande Família , que ultrapassa os 100 minutos de duração e perde parte de sua fluência.
A busca por elementos diferenciais e arriscados deve ser considerada, mas, paradoxalmente, a transposição menos criativa de programas de TV para o cinema – a do seriado Os Normais – foi a mais bem-sucedida em meio às recentes investidas que incluem também dois filmes do Casseta & Planeta (sendo que o primeiro, A Taça do Mundo é Nossa tinha como ponto de partida o roubo da taça Jules Rimet). Juízos de valor à parte, é sempre preciso estar atento a eventuais tentativas de equivalência forçada entre as gramáticas da televisão e do cinema.
# A GRANDE FAMÍLIA – O FILME
Direção: MAURÍCIO FARIAS
Produção: GLOBO FILMES
Roteiro: CLÁUDIO PAIVA, GUEL ARRAES
Fotografia: JOSÉ GUERRA
Trilha Sonora: BRANCO MELLO
Figurinos: CAO ALBUQUERQUE
Elenco: MARCO NANINI, MARIETA SEVERO, PEDRO CARDOSO, GUTA STRESSER, ANDRÉA BELTRÃO, LÚCIO MAURO FILHO
Duração: 104 minutos