Críticas


SHORTBUS

De: JOHN CAMERON MITCHELL
Com: SOOK-YIN LEE, PAUL DAWSON, LINDSAY BEAMISH, PJ DEBOY
24.09.2008
Por Luiz Fernando Gallego
HEDONISMO SUPERFICIAL

SHORTBUS apresenta saídas mais ou menos fáceis para as questões sexuais (e afetivas) de seus personagens: um casal gay em crise, uma terapeuta sexual que não atinge o orgasmo, uma dominatrix facilmente excitável mas que não consegue estabelecer relacionamentos pessoais para além das zonas eróticas corporais, um voyeur apaixonado, etc.



Apesar de ser um filme “ousado” incluindo cenas que poderiam fazer parte de uma obra tão somente e apenas pornográfica, as intenções do roteiro acabam se mostrando um tanto conservadoras dentro do mais antigo american way of life: há um sugestivo diálogo em que é proposto a um jovem “falar sobre qual é o seu pecado” e “de que se culpa” enquanto todos procuram encaminhamentos pragmáticos dentro de um “ideário de resultados” para os problemas. Algumas pueris e bizarras formas de “terapia” são vistas.



Mas qualquer expectativa de “seriedade” de que se possa suspeitar existir a partir de situações como a depressão de um dos rapazes que formam o casal gay “fofo” (no dizer de um interessado na dupla) se desfaz pelo modo que o sujeito “resolve” sua dificuldade de vencer a barreira emocional de receptividade aos sentimentos e interesses de outras pessoas sobre ele: é como se este “bloqueio” se expressasse também na sua prática sexual exclusivamente ativa. Ele nunca se deixara penetrar – e quando isto acontece, o filme oferece uma expectativa de final feliz para o ex-quase-suicida; uma resolução um pouco “concreta” demais....



O filme começa com uma réplica da Estátua da Liberdade e a cidade de New York em maquete, tal como se fosse uma cidadezinha de brinquedo. É um retrato involuntário de uma brincadeira que talvez se tenha pretendido também ser séria na abordagem de questões interpessoais e eróticas: só que tudo será “resolvido” de formas simplistas, muitas vezes em um clube de encontros sexuais onde tudo é permitido, o Shortbus do título. Resultado: superficialidade e hedonismo constrangedores.



SHORTBUS (SHORTBUS)

Estados Unidos, 2006

Direção e Roteiro: JOHN CAMERON MITCHELL

Fotografia: FRANK G. DE MARCO

Montagem: BRIAN A. KATES

Música: YO LA TENGO

Elenco: SOOK-YIN LEE, PAUL DAWSON, PJ DEBOY

Duração: 101 minutos

Site oficial: http://www.shortbusmovie.co.uk/

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário