Críticas


FESTIVAL DO RIO 2007: THE NOTORIOUS BETTIE PAGE

De: MARY HARRON
Com: GRETCHEN MOL, DAVID STRAITHAIM, LILI TAYLOR
21.09.2007
Por Daniel Schenker
PASSA SEM DEIXAR MARCAS

A história de Bettie Page – moça educada de acordo com estreitos padrões morais que sai de Nashville rumo a uma efervescente Nova York e acaba se tornando uma modelo ousada para os padrões da época (anos 50) no que diz respeito à exposição do corpo – chega à tela grande cercada de cuidados de produção. Mas o esmero não salva esse filme de Mary Harron, que não ousa ultrapassar os limites de uma abordagem convencional.



A diretora, porém, inclui um dado curioso: a difusão dos conceitos criados por Constantin Stanislavski em relação ao ator. Engajada, até certo ponto, em se tornar atriz, Bettie Page parece ter se deparado com a difusão de pressupostos antiquados, ainda distantes das mais importantes contribuições do encenador russo, pelo menos no modo como são formulados pelo professor, a exemplo da recomendação para que os alunos atentem para as verdadeiras emoções das personagens(!).



Num elenco que conta com as presenças de Gretchen Mol, como Page, e David Straithaim, vale destacar a divertida participação de Lili Taylor, com quem Harron já tinha trabalhado em Um tiro para Andy Wahrol , irregular longa de estréia da cineasta, que viria, logo após, alcançar projeção com o superestimado Psicopata americano .



# THE NOTORIOUS BETTIE PAGE

EUA, 2005

Direção: MARY HARRON

Roteiro: MARY HARRON. GUINEVERE TURNER

Elenco: GRETCHEN MOL, DAVID STRAITHAIM, LILI TAYLOR

Duração: 91 minutos



Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário