Críticas


FESTIVAL DO RIO 2007: ENTREVISTA

De: STEVE BUSCEMI
Com: STEVE BUSCEMI, SIENNA MILLER, MICHAEL BUSCEMI
06.10.2007
Por Maria Silvia Camargo
IMPRIMINDO FALSIDADE

A idéia é muito boa: um jornalista político em decadência, Pierre (Steve Buscemi) é designado por seu chefe para entrevistar Katya (Sienna Miller) - uma starlet como Britney Spears ou Paris Hilton. Ele recebe a tarefa como castigo, pois despreza a atriz de novelas. O encontro é dos mais improváveis: celebridades, em geral, fingem que falam e os jornalistas inventam que delas conseguiram notícias. Mas Entrevista recria o fake mundo do show businnes a que chamam de jornalismo. No filme, Katya encontra com Pierre num restaurante e ele nada sabe sobre ela. Ao perceber isto, ela decide ir embora e ele a xinga. No entanto, do lado de fora, Pierre sofre um ligeiro acidente e Katya decide levá-lo para casa. Começa aí o segundo round do filme: os dois bebem, mentem, gritam e duelam sem parar.



Bem, a idéia seria muito boa se, ao reinventar o relacionamento de uma estrela com um jornalista, o roteirista e diretor Steve Buscemi explorasse melhor o porquê daquele encontro. A atriz decidiu levar aquele mal educado para casa pois ficou fascinada por ter conhecido pela primeira vez uma pessoa que não gosta dela? Ambos estão tão cansados de seus papéis que resolveram fazer uma entrevista de verdade? Qual a razão de eles não pararem de sacanear um ao outro? O roteiro passeia por várias possibilidades: ambos estão desesperados; cada um projeta no outro o pai e a filha que tiveram; são um homem e uma mulher carentes e prestes a se tornarem amantes.



Tanto o enorme talento de Buscemi quanto os esforços de Sienna Miller permitem que estes climas se alternem na tela com velocidade. Mas o resultado é falso e artificial. Aqui falharam o roteiro e a direção. Buscemi e o diretor de fotografia Thomas Kist optaram, inclusive, por filmar tudo com três câmeras, mas, ainda assim, a movimentação em cena não convence. Não convence porque a motivação não é genuína. E assim, até quase o final da sessão, o espectador patina pela pretensa neurose de Pierre e Katya. Mas, no arremate, surpresa: o personagem de Katya dá uma reviravolta. O final é realmente inteligente - o que só nos faz lamentar mais ainda pelo o que o filme poderia ter sido.



Talvez o grande problema de Entrevista seja o fato de que este filme era o projeto de outro cineasta, o holandês Theo van Gogh, que chegou a filmá-lo em 2003 e pretendia fazer sua versão em inglês quando foi morto, há três anos. Theo tinha escalado Miller e Buscemi, que decidiu concluir o projeto, contratando, inclusive, o diretor de fotografia do diretor holandês. Mas nada disto serviu para fazer de Entrevista um jogo de sedução e mentiras mais convicente do que o que se costuma a ler por aí.



ENTREVISTA INTERVIEW

Estados Unidos, 2007

Direção STEVE BUSCEMI

Roteiro STEVE BUSCEMI E THEODOR HOLMAR

Elenco: STEVE BUSCEMI, SIENNA MILLER, MICHAEL BUSCEMI, TARA ELDERS, DAVID SCHECTER, MOLLY GRIFFITH.

Duração : 81 minutos

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário