Críticas


ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO

De: SIDNEY LUMET
Com: PHILIP SEYMOUR HOFFMAN, ETHAN HAWKE, MARISA TOMEI, ALBERT FINNEY.
31.05.2008
Por Luiz Fernando Gallego
ÁLBUM DE FAMÍLIA

Da cartola do veterano diretor Sidney Lumet nunca se sabe o que vai sair. Já tivemos, desde 1957 (ano de Doze Homens e uma Sentença, uma das mais festejadas estréias de um cineasta), ótimos filmes, mediocridades impessoais e também péssimos filmes. Depois do lastimável remake de Gloria, absolutamente dispensável em relação ao original de John Cassavetes, havia ficado bem difícil esperar uma (mais uma) recuperação de Lumet. Se o filme anterior a este, (Find Me Gulity, lançado aqui em DVD como “Sob Suspeita” - título já utilizado em outros filmes) prenunciava um novo alento em sua obra com tantos altos e baixos, Antes que o Diabo saiba... supera qualquer expectativa.



Aos 84 anos, Lumet realiza um de seus melhores filmes do ponto de vista da linguagem cinematográfica: ele, que tantas vezes parecia dependente de um bom roteiro para atingir um resultado satisfatório e que também podia ficar irreconhecível quando filmava como qualquer diretor com muito menos experiência. A melhor parcela de seus filmes não chega a ter uma marca “autoral” significativa, apesar da preferência por alguns temas nos momentos mais bem-sucedidos. Em seus grandes desacertos, nem mesmo a qualidade artesanal e longa experiência se fazia notar.



"Antes que o Diabo saiba..." se destaca pela acuidade e elegância dos enquadramentos, precisão dos planos, e movimentos de câmera adequados a serviço do drama que está narrando. Também pode-se supor que o roteiro do estreante Kelly Masterson foi bem estimulante para Lumet (que também fez boas modificações, como transformar em irmãos os dois personagens centrais) com desenvolvimento bem articulado rumo à tragédia, além de ótimos diálogos muito bem aproveitados pelos atores, o que é especialmente notável nas conversas entre Philip Seymour Hoffman e Ethan Hawke. O primeiro traz uma de suas composições mais sofisticadas, com virtuosismo admirável; e o segundo, em um dos melhores desempenhos de sua carreira, seguindo uma linha de interpretação bem diferente da de Hoffman. Cada um deles se revela bem adequado ao tipo que lhe coube, personagens bem diferentes entre si - com algo em comum: são irmãos em queda livre, financeira e moral, partindo para um golpe patético que lembra um pouco o de Al Pacino em um dos melhores Lumet, Um Dia de Cão. (E é curiosa a coincidência do ponto de partida deste enredo com o do mais recente filme deWoody Allen em cartaz no Brasil, O Sonho de Cassandra).





O quarteto central se completa com Marisa Tomei e Albert Finney: ela mais sutil – também de acordo com a personagem que é esposa de um e amante do outro – e ele, um pouco carregado e sem tanta modulação no complicado papel do pai, mas ainda assim, dando conta do que lhe é exigido. Brian F. O’Byrne e Michael Shannon em pequenas, mas importantes participações, completam os destaques do elenco, todo ele eficiente.



Quase cinquenta filmes em 50 anos - e se este não supera alguns (muito difíceis de serem vistos hoje em dia como O Homem do Prego, de 1964, ou Daniel de ´83), possivelmente ficará dentre os cinco melhores de uma carreira irregular que se justifica pelos acertos espalhados ao longo do tempo. Este mais recente triunfo parece ser a soma depurada de amplos recursos de narrativa visual a serviço de um roteiro que atinge proporções de tragédia familiar apresentada sem ênfases excessivas que poderiam tornar o filme intolerável. Um golpe de mestre!



# ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO (BEFORE THE DEVIL KNOWS YOU’RE DEAD)

Estados Unidos/Inglaterre, 2007

Direção: SINDEY LUMET

Roteiro: KELLY MASTERSON

Fotografia: RON FORTUNATO

Montagem: TOM SWARTWOUT

Música: CARTER BURREL

Elenco: PHILIP SEYMOUR HOFFMAN, ETHAN HAWKE, MARISA TOMEI, ALBERT FINNEY

Duração: 117 minutos

Site: http://www.7h58cesamedila-lefilm.com/

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário