Marcados pela economia gestual, os minuciosos trabalhos de interpretação das atrizes Déborah François e, principalmente, Catherine Frot despontam como atrativos principais de Ao Lado da Pianista . Assinada por Denis Dercourt, a produção demora um pouco para revelar algo de especial na história de uma aspirante a pianista, Mélanie Provoust, que, prejudicada por uma artista renomada, Ariane Fouchécourt, abre mão da carreira e, tempo depois, encontra a oportunidade de se vingar.
O interesse aumenta a partir do momento em que o cineasta demonstra valorizar personagens desestabilizadas e confrontadas com os próprios limites, desafiadas a superá-los, freqüentemente à beira do abismo. Boa dose de dependência movimenta a relação das protagonistas, agitada também por desdobramentos instigantes, mas nem sempre críveis, como o ingrediente sexual que se constitui como mais um recurso utilizado por Mélanie para seduzir Ariane, confinada num casamento de estrutura rígida.
Eventuais fatos não esclarecidos, como os telefonemas entre Mélanie e os pais e o acidente sofrido por Ariane poucos anos antes, geram certa curiosidade sem, porém, imprimir uma qualidade enigmática ao filme. Seja como for, não se pode negar que Dercourt constrói uma atmosfera algo elegante ao contar esta história ambientada, em boa parte, numa austera propriedade nos arredores de Paris.
# AO LADO DA PIANISTA (LA TOURNEUSE DE PAGES)
França, 2006
Direção: DENIS DERCOURT
Roteiro: DENIS DERCOURT, JACQUES SOTY
Produção: MICHEL SAINT-JEAN
Trilha Sonora: JÉRÔME LEMONNIER
Fotografia: JÉRÔME PEYREBRUNE
Elenco: CATHERINE FROT, DÉBORAH FRANÇOIS
Duração: 85 minutos