Críticas


RIO CONGELADO

De: COURTNEY HUNT
Com: MELISSA LEO, MISTY UPHAM, MICHAELO’KEEFE.
08.02.2009
Por Luiz Fernando Gallego
MÃES PERDIDAS NUMA NOITE SUJA

Esta resenha foi publicada originalmente em 25.09.2008 por ocasião de exibição do filme no Festival do Rio 2008



O lema de vários pessimistas, “Se uma coisa pode dar errado...vai dar”, ganha ilustração no enredo de Rio Congelado, estréia da diretora e também autora do roteiro, Courtney Hunt. O filme vem recebendo alguns prêmios em festivais de filmes “independentes”, incluindo o Grande Prêmio do Júri em Sundance‘2008. Para este inicial sucesso de estima, devem estar contribuindo os desempenhos das duas atrizes centrais, Melissa Leo e Misty Upham, uma “mulher branca” e uma índia Mohawk, ambas em situação financeira mais do que difícil e necessitadas de cuidar dos filhos, próximos ou nem tanto. Não iremos detalhar as circunstâncias em que elas se envolvem mas apenas assinalar que uma terceira mãe (personagem episódica, pouco mais do que uma figuração) vai acentuar o caráter de mães-lobas responsáveis pelas crias que o filme parece pretender retratar.



Não há “enfeites” nem as atrizes são bonitas, sendo frisado o aspecto envelhecido e maltratado de uma delas. “Duras”, pouco simpáticas, parecem só conseguir sorrir na presença dos filhotes pequeninos. A falta de sorte delas pode incomodar um pouco no roteiro que acumula vários revezes às vésperas de um Natal tão congelado como o rio do título. A paisagem é inóspita e igualmente explorada no sentido de favorecer um certo suspense quanto a mais azares nefastos, o que não deixa de prender a atenção do espectador – como os já mencionados desempenhos das atrizes (e de todo o elenco).



Os prêmios podem soar exagerados para uma direção que até se mostra correta, mas rotineira - ainda que adequada às pretensões do roteiro que também quer dar conta de questões sociais: há pinceladas sobre imigração ilegal e o comportamento das protagonistas favorece ideais feministas, não deixando de salientar que mulheres brancas e índias são tratadas de modo diferente pela polícia. Mas são iguais frente às intempéries e dificuldades sócio-econômicas-trabalhistas. Por mais que a vida esteja difícil até no “Primeiro Mundo”, fica a impressão que muita coisa se acumulou no roteiro e em hora e meia de filme.



# RIO CONGELADO (FROZEN RIVER)

EUA, 2008

Direção e Roteiro: COURTNEY HUNT

Fotografia: REED MORANO

Edição: KATE WILLIAMS

Direção de Arte: BRIAN RZEPKA

Música: PETER GOLUB e SHAHAZAD ISALY

Elenco: MELISA LEO, MISTY UPHAM, CHARLIE McDERMOTT, MICHAEL 0’KEEFE.

Duração: 97 minutos

Site oficial: http://www.sonyclassics.com/frozenriver/



Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário