Uma recente mostra carioca de filmes franceses trazia dois filmes com o nome da capital francesa no título: Paris, de Cédric Klapisch, e Paris 36 (cujo título original é Faubourg 36), de Christophe Barratier. Ambos exploram cenários mais ou menos típicos (geralmente mais) da que é uma das cidades mais fotografadas (e fotogênicas) do cinema. Ter visto estes dois filmes em dias próximos chegava a sugerir a hipótese de uma vertente “turística” por parte do cinema francês atual. No caso do filme passado em 1936 (daí a dezena no título) o uso de cenários virtuais à moda Amèlie Poulain em tons sépia procurava um feitio “nostálgico” de Paris pré-invasão nazista, mas já imersa em questões políticas e ideológicas.
Chegou primeiro ao circuito comercial o outro filme em que a metrópole ocupa papel importante (e não só no título): mais palatável do que o anterior, mesmo assim não realiza a ambição de filme-painel com vários personagens e situações que se cruzam nas ruas - sem necessariamente interagir em um roteiro irregular. A história principal gira em torno de um jovem dançarino que está doente (o ótimo Romain Duris de De tanto bater meu coração parou e de outros filmes anteriores do mesmo diretor como Albergue Espanhol). O personagem inspira cuidados à sua irmã (Juliette Binoche, que também veremos em breve no muito superior Horas de Verão). O elenco, bem afinado, ainda trás Fabrice Luchini (que vimos recentemente ao lado de Romain Duris em As Aventuras de Molière) e Karin Viard, habitualmente ótima, mas que aqui não consegue driblar sua personagem episódica, caricata e patética, surpreendentemente indicada ao prêmio César (dito ‘Oscar’ francês) como atriz coadjuvante. Karin conseguiu evitar o risco do ridículo como uma das três irmãs do subestimado, mas sem dúvida exacerbado, Inferno de Danis Tanovic sobre argumento de Kieslowski. Mas desta vez, não deu.
O que esperar do diretor de Albergue Espanhol e Bonecas Russas, agora filmado em Paris? Um filme como este, algo enfeitado mas um tanto anódino.
# PARIS (PARIS.)
França, 2008
Direção e Roteiro: CÉDRICK KAPLISCH
Fotografia: CHRISTOPHE BEAUCAME
Edição: FRANCINE SANDBERG
Música: ROBERT BURKE, LOÏC DURY, CHRISTOPHE MINCK.
Elenco: JULIETTE BINOCHE, ROMAIN DURIS, FABRICE LUCHINI, ALBERT DUPONTEL, FRANÇOIS CLUZET, KARIN VIARD.
Duração: 130 minutos
Site oficial: http://www.lefilm-paris.com/