Obviamente que é impossível ficar indiferente a um filme de Tarantino, ainda mais quando ele trata, à sua maneira peculiaríssima, um assunto tão sério quanto o nazismo e a Segunda Guerra Mundial. Mas sinceramente: o tratamento farsesco não me incomodou, não me divertiu horrores e nem me fez enxergar um histórica revanche, pelo viés da ficção, dos judeus contra as barbaridades cometidas pelo nazista. Ou seja, o filme não me arrebatou como a muita gente, tampouco me incomodou quanto a outros tantos.
Há momentos que me deixaram muito impressionado, em especial a cena inicial e a da taverna. Cenas longuíssimas, que nas mãos de outros diretores poderiam soar como insuportável encheção de lingüiça, com Tarantino viram momentos épicos. Como ninguém, ele sabe criar uma atmosfera envolvente a partir de diálogos aparentemente banais (mas sempre inteligentes), salpicados com pitadas surrealistas. Duas horas e meia passam voando.
São divertidíssimos também Brad Pitt e seu bando (Pitt tentando falar italiano com aquele queixo prognata vira uma ótima paródia do Poderoso Chefão Marlon Brando). O ator Christoph Waltz, que interpreta o coronel nazista Landa, justifica com todas as letras a expressão “dá um show”. Mas não me convence a personagem da jovem judia e todo o universo que a envolve. É como se Tarantino perdesse o prumo quando tenta, por alguns instantes, falar sério. Banaliza o discurso da moça, e a vingança através do incêndio é anunciada demais, o que tira a força do momento em que acontece (apesar da plasticidade e do simbolismo das imagens).
Enfim, filmes de Tarantino são feitos para serem vistos e revistos em seus deliciosos detalhes, e eu um dia certamente voltarei a Bastardos Inglórios. Nesse momento, prefiro rever Pulp Fiction e Jackie Brown, meus preferidos.
# BASTARDOS INGLÓRIOS (Inglourious Basterds)
EUA, 2009
Direção e Roteiro: Quentin Tarantino
Fotografia: Robert Richardson
Edição: Sally Menke
Elenco: Brad Pitt , Mélanie Laurent, Christoph Waltz, Michael Fassbender, Diane Krueger , Daniel Brühl.
Duração: 153 minutos
Site oficial: http://www.inglouriousbasterds-movie.com/