Nos últimos tempos, a cidade de São Paulo (retratada, principalmente, sob a perspectiva dos bairros de periferia) vem sendo promovida ao posto de protagonista de diversas produções. O próprio Roberto Moreira ambientou os personagens pulsantes e nebulosos de seu longa anterior, o ótimo Contra Todos , num misto de bairro de classe-média baixa e favela. Agora, em Quanto dura o Amor? , migra para as imediações da Avenida Paulista e do centro e reúne a maior parte dos personagens num mesmo prédio.
O espectador é apresentado a uma ciranda amorosa formada por Marina (Silvia Lourenço), atriz recém-chegada a São Paulo, que se envolve com a instável cantora Justine (Danni Carlos) e com o namorado dela, Nuno (Paulo Vilhena); Suzana (Maria Clara Spinelli), advogada transexual que inicia relacionamento com um colega de profissão, Gil (Gustavo Machado); e o tímido e persistente Jay (Fábio Herford), que, apaixonado pela garota de programa Michelle (Leilah Moreno), passa a segui-la pelo bas fond paulistano.
Pode-se assistir com simpatia aos encontros (raros) e desencontros (frequentes) dos personagens, mas o problema principal de Quanto dura o Amor? está no fato de que Roberto Moreira não propõe nada de específico nesse seu novo trabalho. É inevitável associá-lo a O Signo da Cidade , ainda que o filme de Carlos Alberto Riccelli seja inegavelmente mais depressivo, e à ótima minissérie Alice , exibida pela HBO. Como a personagem-título da série assinada por Karim Aïnouz e Sergio Machado, inclusive, Marina chega a São Paulo e acaba sendo tragada pela cidade, fascinando-se pelo trânsito livre que adquire por restaurantes, bares e boates.
No elenco, Silvia Lourenço, que já tinha se destacado em Contra Todos , confirma sua habilidade no exercício de um naturalismo construído, mas se mostra mais hesitante nas cenas em que Marina interpreta Sonia, personagem de Tio Vanya , peça de Tchekhov. A atriz foi premiada no Festival de Paulínia juntamente com Maria Clara Spinelli (e Cristina Lago, por Olhos Azuis , de José Joffily). Entretanto, o melhor trabalho de Quanto dura o Amor? é o de Fabio Herford, que acerta no timing e na composição de Jay.
# QUANTO DURA O AMOR?
Brasil, 2009
Direção: ROBERTO MOREIRA
Roteiro: ANNA MUYLAERT, ROBERTO MOREIRA
Produção: GEORGIA COSTA ARAÚJO
Fotografia: MARCELO TROTTA
Trilha Sonora: LIVIO TRAGTENBERG
Elenco: SILVIA LOURENÇO, DANNI CARLOS, PAULO VILHENA, MARIA CLARA SPINELLI
Duração: 83 minutos