Críticas


INVERNO DA ALMA

De: DEBRA GRANIK
Com: JENNIFER LAWRENCE, JOHN HAWKES, DALE DICKEY
06.02.2011
Por Daniel Schenker
COM A SECURA DAS TRAGÉDIAS

Possivelmente uma das principais qualidades de Inverno da Alma , filme de Debra Granik, seja a de caminhar em sentido oposto ao dos excessos melodramáticos, mesmo diante das tragédias que atravessam a vida de Ree Dolly. Adolescente de 17 anos, ela se vê obrigada a cuidar dos dois irmãos pequenos devido à ausência do pai e à perda de vínculo da mãe com o mundo externo. Não é só: recebe a informação de que será despejada da casa onde mora com a família se o pai não reaparecer. Ela parte, então, em busca dele, deparando-se com personagens degradados e violentos, que não medem esforços para distanciá-la de seu objetivo.



Granik descortina uma paisagem humana decadente e insere uma crescente atmosfera de mistério em torno do desaparecimento do pai de Ree, que segue em sua jornada marcada por desamparo e solidão. Escalada para interpretar a protagonista, a jovem atriz Jennifer Lawrence porta uma fala seca e direta para evidenciar a dura realidade de Ree – realçada pela geografia árida e desolada do Missouri. Premiada anteriormente no Festival de Veneza por seu trabalho em Vidas que se Cruzam , de Guillermo Arriaga, Lawrence ganhou agora uma das quatro indicações ao Oscar de Inverno da Alma . A produção, elogiada desde sua exibição no Festival de Sundance (de onde saiu com os prêmios do júri e de roteiro), também foi contemplada nas categorias melhor filme, roteiro adaptado (a cargo de Granik e Anne Roselini, a partir do romance homônimo de Daniel Woodrell) e ator coadjuvante (para John Hawkes).



Eventuais frases inseridas para realçar a via-crúcis de Ree (“Você vai ter que superar o medo de muitas coisas”, diz ela ao irmão, em determinado momento) não nublam as virtudes desse filme – em especial, no que se refere à excelência da música country (trilha sonora de Dickon Hinchliffe), da fotografia (de Michael McDonough) e da atuação do elenco (destaque para a atriz Dale Dickey). Integrante da mais que competente equipe técnica, o montador brasileiro Affonso Gonçalves merece menção.



# INVERNO DA ALMA (WINTER’S BONE)

EUA, 2010

Direção: DEBRA GRANIK

Roteiro: DEBRA GRANIK, ANNE ROSELINI

Fotografia: MICHAEL MCDONOUGH

Trilha Sonora: DICKON HINCHLIFFE

Montagem: AFFONSO GONÇALVES

Elenco: JENNIFER LAWRENCE, JOHN HAWKES, DALE DICKEY

Duração: 100 minutos



Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário