Críticas


FESTIVAL DO RIO 2003: DEVDAS

De: SANJAY LEELA BHANSALI
Com: AISHWARYA RAI, MADHURI DIXIT, SHAHRUKH KHAN, JACKIE SHROFF
28.09.2003
Por Susana Schild
DESLUMBRAMENTO VISUAL

Devdas entrou para a história do cinema indiano antes mesmo de estrear como o filme mais caro de Bollywood, a facção mais comercial da maior indústria de filmes do mundo, com cerca de 1000 produções por ano. Quarta versão de um romance popular de Saratchandra Chatterjee escrito em 1917, desta vez dirigida por Sanjay Leela Bhansali, a trama situada em Calcutá nos anos 20 tem traços de um ‘Romeu e Julieta” local. Apaixonados desde crianças, Devdas e Paro são condenados a um amor impossível por conspirações familiares. Inconformado, Devdas mergulha no alcoolismo. Paro, prometida a um aristocrata mais velho, sofre o diabo. Entra em cena uma cortesã para consolar Devdas, mas a missão é árdua. O sofrimento se prolonga por 184 minutos – e aí entra a magia do filme: cada minuto de infelicidade é celebrado em cenários de puro deslumbramento visual com ênfase nas cores vermelho e dourado e através de suntuosos números musicais..



Mais próximo de uma ópera do que de um drama convencional, Devdas segue a fórmula consagrada por Bollywood: histórias de amor singelas intercaladas por música com atores capazes de derreter o coração do grande público de um país de quase um bilhão de habitantes. A diferença de Devdas está na primorosa direção de arte – apenas a construção do palácio principal, com 180 pilares, levou sete meses - na qualidade da fotografia, na exuberância musical, na riqueza dos figurinos e, por que não, na sinceridade de conto de fadas com que o elenco se entrega à história.



Os atores são famosos em casa - Shahrukh Khan como Devdas, Aishwarya Raí, ex-miss mundo, interpreta Paro, e Madhuri Dixit, uma das estrelas mais populares de Bollywood, faz a bela cortesã.



Devdas recebeu vários prêmios na Índia e representou o país em diversos festivais internacionais. Não se conhecerá a complexa realidade indiana por esse filme (quem gosta de miséria é intelectual, já dizia Joãosinho Trinta), mas quem embarcar em sua atmosfera poderá degustar um espetáculo de extravagante beleza, de raros paralelos até mesmo para padrões de Hollywood.



# DEVDAS (Devdas)

Índia, 2002

Direção: SANJAY LEELA BHANSALI

Roteiro: PRAKASH RANJIT KAPADIA, SANJAY LEELA BHANSALI

Elenco: AISHWARYA RAI, MADHURI DIXIT, SHAHRUKH KHAN, JACKIE SHROFF

Duração: 184 minutos

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário