Críticas


TRASH – A ESPERANÇA VEM DO LIXO

De: STEPHEN DALDRY
Com: WAGNER MOURA, SELTON MELLO, ROONEY MARA, MARTIN SHEEN
09.10.2014
Por Luiz Fernando Gallego
Ofende a inteligência do espectador de forma bisonha, mais do que bizarra. Vergonhoso.

Um enredo rocambolesco no qual três meninos catadores de lixo, motivados pela noção ética do que é certo, não entregam uma carteira encontrada no lixão a um policial que tem interesses espúrios em recuperá-la. Ao longo do filme, os meninos - absolutamente geniais - decifrarão uma série de pistas crípticas e ambíguas enquanto missionários religiosos católicos (porque nenhum brasileiro certamente procura ajudar nossas populações desfavorecidas) acabarão por fazer a denúncia de corrupção que levará milhares de brasileiros às ruas em junho (!).

Em resumo, vai virar lugar-comum dizer que o título original de um filme jamais foi tão adequado: e Trash é um lixo, sem esperança alguma, não porque mostre policiais corruptos a serviço de políticos corruptos, isso é público e notório, mas porque quer mostrar isso através de um enredo pessimamente desenvolvido em roteiro canhestro, mais furado do que os buracos de asfaltos cariocas.

A direção mostra-se interessada em cenas de ação descabelada com trilha sonora onipresente, sem disfarçar a ruindade, pois até mesmo fazem parte do péssimo resultado geral.

Chega a ser inacreditável que alguém da equipe, de roteirista a diretor, passando por produtores e atores, mesmo que em breve instante de desrazão, tenha acreditado na seriedade desse projeto de “favela-movie”-exploitation.

Cometendo SPOILERS DAQUI PARA A FRENTE sem dó nem piedade, porque, mais do que não recomendar, consideramos que este filme não deva ser minimamente prestigiado: o que é aquela aparição de uma menina (que estaria morta e enterrada na primeira cena) em um cemitério, dias depois de seu pai tê-la abandonado e dito que a encontraria ali? Por que ela prontamente joga uma pedra na cabeça do policial corrupto? Nem o mais generoso deus ex machina aceitaria fazer tal aparição. O espectador chega a supor que a guria seria uma alucinação de um dos meninos. Ou até mesmo uma alma penada, o que até seria menos ruim para uma história tão descerebrada e sem salvação a esta altura do filme.

E o que aconteceu com a voluntária que foi presa e teve seu passaporte levado? Como ela volta à favela numa boa, inteirinha, com a cara lavada e arrumadinha?

O filme ofende a inteligência do espectador com seu resultado bisonho, mais do que bizarro. E vergonhoso.

É constrangedor ver três dos nossos melhores atores do naipe masculino, Wagner Moura, Selton Mello e Nelson Xavier participando deste samba do roteirista doido. E é para se lamentar que Rooney Mara, ainda tão nova, e Martin Sheen (de Apocalypse Now) comprometam suas carreiras, futuras e pretéritas, em um dos piores filmes que já foram feitos.

Lamentável que parte da plateia (em sessão para a crítica) tenha meio que rido satisfeita à menção aos beneficiários corruptos de grana suja quando é citada uma tal “igreja universal”. Será que as pessoas se satisfazem com essa pretensa denúncia, vazia e inócua?(Para não lembrar que entidades deste tipo não precisam de dinheiro mais corrupto ainda do que já conseguem: bilhõe$ - com os trocadinhos de crentes ingênuos aos milhares).

Por fim, é vergonhoso que o Festival do Rio 2014 tenha escolhido tamanha porcaria como filme para sua sessão de encerramento.

P.S.: Quando denunciamos a falência do diretor Stephen Daldry quando cometeu O Leitor depois de duas incursões interessantes (Billy Elliott e As Horas), muita gente achou que era um exagero do crítico (ver em https://criticos.com.br/?p=1683&cat=1). E agora?

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário



Outros comentários
    3728
  • Marcio Mariano
    11.10.2014 às 17:28

    Descordo plenamente de seu depoimento, tirando evidentemente as 2 partes citadas por você sobre o filme, que pode sim subestimar a nossa inteligência , mas se for assim, não podemos ver nenhuma produção americana em que exista tiroteio , que o mocinho sempre mata 100 , 200 e nunca morre :) o filme em si foi ótimo, nota de 0 a 10 , eu daria um 7 porque sou daqueles que só daria uma 10 para o clássico Seven e outros no mesmo nível. Aconselho a todos verem o filme , sobre o tal "filme favela" seria injusto mostrar ao contrário :P pois é a realidade do Brasil e o cinema brasileiro tinha que explorar ao máximo o tema politica , pobreza e corrupção que é a maior contribuição da sétima arte , a conscientização de um povo :P
    • 3730
    • Luiz Fernando Gallego
      12.10.2014 às 07:50

      Prezado André: Como prefiro esquecer a experiência bizarra de ter assistido esse lixo, não lembro - se é que soube - como os personagens jovens do filme descobriram que era para ir ao cemitério. Mas fique tranquilo porque isso não faz a menor diferença: outras "explicações" e não-explicações do roteiro são mais furadas do que queijo suíço, ou, como escrevi, mais furadas do que o asfalto carioca. Um conselho amigo: se houver outras dúvidas sobre o filme... procure NÃO saber. Abraço.
    3729
  • André Bozzetti
    11.10.2014 às 20:23

    Tive exatamente a mesma impressão a respeito do filme! E cito outro deus ex machina que foi aquele moça na favela colocando em ação todo um grupo de amigos motoqueiros para salvar 3 desconhecidos que ela nem sabia que eram perseguidos. Fora isso, eu devo ter me distraído pensando no que eu ainda estava fazendo na sala de cinema porque não vi como foi que eles descobriram que era para ir ao cemitério. Deve ter sido em alguma das 20 vezes que olhei a hora para ver se faltava muito para terminar o filme.... Podem me explicar como eles chegaram lá???
  • 3732
  • Fábio Moon
    14.10.2014 às 10:08

    Que filme horrível! O filme é indefinido: pelo cartaz e pelos anúncios na TV, dava a entender que a trama era adulta e que envolvia crianças. Contudo, o desenrolar do roteiro está mais para um filme infantil, com soluções absolutamente inverossímeis - eu diria toscas, bizonhas. Vamos a alguns desastres do roteiro: 1) crianças miseráveis do Rio conversando animadamente com um policial. Só pode ser coisa de quem não conhece o Brasil. 2) o "atalho" tomado entre o trem e os armários da estação. Que sentido teve aquilo? NENHUM. 3) O ex-chefe do Rato perseguindo-os na estação. Que sentido teve aquilo? NENHUM. 4) Toda a busca empreendida por Rafael é absolutamente sem sentido! Ele não conhecia o dono da carteira, não sabia do que se tratavam as pistas. Qual era a motivação dele? NENHUMA! Inclusive essa pergunta é feita durante o filme e a resposta foi vergonhosamente clichê: "pq isso é o certo a se fazer". 5) O Wagner Moura tinha uma mensagem codificada para o tio preso. Para decodifica-la era preciso a bíblia que estava na cela. Ora, pq o tio preso foi entregar a bíblia a um moleque que nunca tinha visto na vida??? ISSO NÃO FAZ O MENOR SENTIDO!!! Tanto que no fim da história, o tio continuou na mesma...preso!!! 6) Rato e Rafael invadindo a mansão do político. Fala sério: o funcionário pegar dois pivetes invasores e imediatamente ficar amigo dos dois e contar tudo com detalhes sobre um calote milionário que o político tomou de um outro funcionário!? Fala sério!!!!!! 7) Se der mole, os moleques invadem até o Pentágono, pq nunca vi a facilidade com que entram e saem de tudo quanto é lugar. 8) quem consegue imaginar que numa favela desconhecida, um monte de motoqueiros iria ajudar 3 moleques maltrapilhos procurados insanamente pela polícia!? 9) Quem foi o imbecil que inventou um enigma que crianças semi-analfabetas conseguem desvendar!? Repito: se fosse um filme para crianças, perfeito! Sendo um filme para adultos, é muito constrangedor. 10) A Pia. Então o pai da Pia some e ela fica vários dias perambulando pelo cemitério e dá conversa pra um moleque maltrapilho. Pior: resolve sair sem destino com eles!!! 11) Dinheiro no lixão. A comunidade em torno do lixão já havia sido queimada (e os três nem procuraram pelas famílias após o incêndio!!) e a população havia sido expulsa daquela área (qual o sentido dessa expulsão??? Nenhum!). Logo, qual o sentido dos quatro voltarem lá só pra fazerem EEEEEEEEEEEEE (onomatopeia de jogar pro alto) com o dinheiro??? NENHUM!!! E caramba, estavam com todo aquele dinheiro e não procuraram pela própria família!?!? 12) O fim: então os quatro foram morar sozinhos numa vila de pescadores!!?!?!?!!?!?!?!?!?! Antes eu tivesse ficado em casa vendo medalhão persa.