Críticas


CIDADE DE DEUS

De: FERNANDO MEIRELLES
Com: ALEXANDRE RODRIGUES, LEANDRO FIRMINO DA HORA, SEU JORGE, MATHEUS NACHTERGAELE
30.08.2002
Por Luciano Trigo
A VERDADE DA ENCENAÇÃO

Cidade de Deus é um desses filmes em que a encenação acrescenta valor de verdade à história; fosse um documentário, talvez não tivesse o mesmo impacto. Pois o mero registro, numa época de sentidos anestesiados pela banalização da violência, não daria conta de uma questão tão controversa quanto a da gênese do poder paralelo do tráfico no Rio de Janeiro. Aliás, saí do cinema com a impressão de que a realidade paralela era a minha, pois a verdade estava do lado de lá da tela: o lado de cá, o cotidiano besta de classe média, regido por leis e instituições convencionais, parece cada vez mais uma ilusão à qual é ridículo se apegar.



Falar da excelência da interpretação e da agilidade da montagem é chover no molhado. Mas ouvi gente reclamando das gírias usadas pelos personagens, inadequadas para uma história que começa nos anos 60. Tenho cá para mim que foi uma opção deliberada, uma forma de aproximar ainda mais o filme da nossa realidade. Pois a Cidade de Deus é cada vez mais a cidade em que vivemos: as noções de fronteiras entre o centro e a periferia, entre os policiais e os bandidos, já desapareceram há muito tempo. O que existe é um acordo tácito, uma convivência promíscua entre as partes: as noções de bem e mal, de lei e crime permanecem apenas como fantasmas, como aparências que desejamos manter quase por etiqueta social.



Imagino que haverá quem enxergue no filme uma visão socialmente determinista ou mesmo preconceituosa da relação entre miséria e criminalidade. Pois eu acho justamente o contrário, que o mérito de Cidade de Deus é mostrar que é sempre possível fazer uma escolha, por mais que sórdidas circunstâncias externas empurrem alguém para o crime – e o fato de ser baseado em fatos reais só reforça este sentimento.



# CIDADE DE DEUS

BRASIL, 2002

Direção: FERNANDO MEIRELLES

Co-Direção: KATIA LUND

Roteiro: BRÁULIO MANTOVANI

Produção: ANDREA BARATA RIBEIRO e MAURICIO ANDRADE RAMOS

Fotografia: CÉSAR CHARLONE

Montagem: DANIEL REZENDE

Música: ANTÔNIO PINTO e ED CÔRTES

Direção de Arte: TULÉ PEAKE

Oficina de Atores: NÓS DO CINEMA e GUTI FRAGA

Preparação de Atores: FÁTIMA TOLEDO

Elenco: ALEXANDRE RODRIGUES, LEANDRO FIRMINO DA HORA, SEU JORGE, MATHEUS NACHTERGAELE, PHELLIPE HAAGENSEN, JOHATHAN HAAGENSEN, DOUGLAS SILVA, GERO CAMILO

Duração: 130 min.

site: www.cidadededeus.com.br

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário