O desfecho, parte perigosa que põe muitos filmes a perder, é o momento pleno de Questão de Imagem , novo trabalho de Agnès Jaoui que confirma a boa impressão deixada por O Gosto Dos Outros . Marcando com um gesto simples e delicado o movimento inicial de reconciliação de um casal formado por Lolita (Marilou Berry, filha da diretora e atriz Josiane Balasko) e Sébastien (Keine Bouhiza), a cineasta alcança a comoção. A passagem contrasta, aparentemente, com seqüências anteriores tomadas pelos excessos verbais e vícios histéricos (telefone celular!) de personagens abaladas pelas imagens que têm de si mesmas e à cata de reconhecimento num filme bem construído a partir de observações cotidianas.
Lolita, adolescente gordinha que carrega o nome da célebre ninfeta da obra de Vladimir Nabokov, sofre com a rejeição do pai, Étienne (Jean-Pierre Bacri, ótimo, seguindo em parceria com a esposa-cineasta Jaoui), vaidoso e entediado escritor de sucesso, incomodado, em alguma medida, com a notoriedade (“É o meu pior livro, o mais fácil, o que faz mais sucesso”, diz, em dado momento) que sente não corresponder aos próprios méritos. Outro escritor, Pierre (Laurent Grévill), tem sua ambição apaziguada pela mulher, a professora de canto Sylvia (Jaoui), mas continua se sentindo desvalorizado por não ver seus romances consagrados como gostaria.
Agnès Jaoui aproveita as jornadas afetivas para sublinhar questões bastante contemporâneas, como as freqüentes aproximações por interesse, as adesões aos jogos de autopromoção, os flertes com princípios alheios em favor de jogadas pessoais e o eventual desencontro entre a acolhida pública e o valor de determinada obra. Tempera o prato com um pingo de regionalismo, a julgar por sua cutucada na já folclórica estupidez dos franceses. Mas é no intimismo que a cineasta realmente brilha. Marcante, por exemplo, a passagem da apresentação de Lolita, menos pela qualidade do canto e mais pela expressão da alma pela via artística.
# QUESTÃO DE IMAGEM (COMME UN IMAGE)
França, 2004
Direção: AGNÈS JAOUI
Produção: JEAN-PHILIPPE ANDRACA, CHRISTIAN BÉRARD
Roteiro: AGNÈS JAOUI, JEAN-PIERRE BACRI
Trilha Sonora: PHILIPPE ROMBI
Fotografia: STÉPHANE FONTAINE
Elenco: MARILOU BERRY, JEAN-PIERRE BACRI, AGNÈS JAOUI, LAURENT GRÉVILL, KEINE BOUHIZA
Duração: 110 minutos