A saga Ringu / O Chamado tem muito mais que os visíveis, pois famosos, três filmes japoneses e os dois dos EUA. Este O Chamado 2, traz de volta a boa atriz Naomi Watts como a mãe que tenta proteger o filho (desta vez ela se muda com o garoto para uma cidade pequena) do fantasma de uma menina que surge em fitas de vídeo que, vistas por alguém, selam a morte da pessoa em sete dias. A partir da mitologia criada pelo autor japonês especialista em terror, Koji Suzuki, numa série de livros, foram feitas, além desses exemplares badalados, uma série de obras só conhecidas, e sobretudo, vistas, pelos reais aficionados pelo gênero terror. Um filme para a TV (em 1995) foi a primeira de todas as obras. Antes mesmo do primeiro filme para cinema, houve uma parte dois no cinema com aprovação dos produtores da série mas que não é considerada parte da trilogia oficial, e uma mini-série televisiva (todos estes produtos audiovisuais foram feitos no Japão). Quanto à primeira refilmagem no exterior (da parte 1, Ringu), ela é anterior à norte-americana, e foi feita na Coréia do Sul.
Ainda que a totalidade dessas realizações seja acessível a poucos, saber dessa informação só reforça uma impressão deixada por esta parte dois made in USA: a figura aterrorizante da menininha, Sadako (no Oriente) Samara (nos EUA), com aquele cabelão preto, olhar angustiado, e se arrastando, já virou uma imagem conhecida. De maneira mais mundana, podemos dizer, uma griffe, numa forma mais séria, um signo. Em ambos os casos, de medo facilmente reconhecível. E um dos problemas com esta parte dois, é que esta imagem já começa a cansar pela repetição e voracidade com que tem sido reproduzida e elaborada.
A recente onda nipônica de fitas de terror (refilmadas) nos EUA, tem aqui um prosseguimento específico na relação entre os dois países através do cinema de horror. Tal como O Grito (que teve Takashi Shimizu na direção das duas versões), O Chamado 2 é dirigido pelo japonês Hideo Nakata, mesmo autor da versão dois do seu país (e da primeira parte também), e cineasta afeito a construção de climas angustiantes em filmes (japoneses) com explicações de dramaturgia vagas. Porém, é curioso notar as diferenças entre a parte um e a dois da saga americana da garotinha fantasma. O Chamado era muito mais puro clima, construção elaborada, imagens que cativavam/chocavam, sem dar respostas completas. A parte dois ao mesmo tempo, explica e simplifica a trama toda de Samara (e a coisa com as fitas de vídeo é pouco usada, embora a cenas iniciais com o casal de jovens sejam boas), levando o filme a ser uma obra de terror que lida mais com o sentimento de maternidade em estado de fúria, protetora e homicida. Isto faz com que o O Chamado 2 seja ao mesmo tempo mais simples como narração, só que também mais pretensioso em termos intelectuais. Neste sentido, é uma obra estimulante, que se ressente de um roteiro melhor.
A direção de Nakata, é também mais limpa, com planos mais abertos, uma atmosfera menos sufocante e sombria (no uso das cores, intensidade de iluminação), de uma sordidez menos presente na forma da luz, e do tempo da montagem, mas que procura os sustos físicos de uma forma mais clara. Grosso modo, Gore Verbinski (diretor da parte um dos EUA) foi mais Nakata do que o próprio nos EUA, que teria sido mais americano. Isto não atrapalha os melhores momentos de O Chamado 2 (a participação de Sissy Spacek, os cervos cercando o carro, as primeiras cenas da chegada do garotinho em casa depois de ser hospitalizado), que satisfaz os fãs do gênero, ainda que menos o grande público, o que é na verdade, um paradoxo, por ser o estilo de direção adotado mais fácil. E ainda que a repetição comece a cansar, Sadako/Samara, tem charme e potencial inegáveis. É esperar que nos próximos passos/filmes (nipônicos? norte-americanos?) esta recente e já marcante mitologia do cinema de horror mundial seja renovada.
# O CHAMADO 2 (The Ring Two)
EUA, 2005
Direção: HIDEO NAKATA
Roteiro: EHREN KRUGER
Produção: LAURE MCDONALD, WALTER F. PARKES
Fotografia: GABRIEL BERISTAIN
Montagem: MICHAEL N. KNUE
Música: HANS ZIMMER, MARTIN TILLMAN, HENNING LOHNER
Elenco: NAOMI WATTS, DAVID DORFMAN, SIMON BAKER, GARY COLE, SISSY SPACEK
Duração: 111 min
site: http://www.thering2-themovie.com/