Críticas


DAMA DE HONRA, A

De: CLAUDE CHABROL
Com: BENOÎT MAGIMEL, LAURA SMET, AURORE CLÉMENT, BERNARD LE COQ
12.03.2006
Por Daniel Schenker
O MISTÉRIO NÃO ESTÁ ONDE PARECE

Em A Dama de Honra , Claude Chabrol flagra a paixão entre Philippe (Benoît Magimel, de A Professora de Piano ), rapaz aparentemente centrado, e a possessiva Senta (Laura Smet). À medida que a projeção avança, o espectador acompanha a evolução(?) do relacionamento dos dois, cada vez mais claustrofóbico e doentio. Como se pode ver, uma história de amor com tintas carregadas bem parecida com tantas outras que já bateram ponto na tela grande.



A diferença reside no fato de que Chabrol parece saber disto. Tanto que cria algumas seqüências de percurso – nas seqüências de abertura, com a câmera entrando e saindo de ruas até chegar na casa de uma moça desaparecida, da delegacia, com Philippe percorrendo corredores e salas para receber uma determinada informação, e da casa de Senta, ao ser revelada integralmente – como que para mostrar que o percurso pode ser mais importante do que o que se descortina na hora da chegada.



Assim, apesar de escorado em livro de Ruth Rendell, A Dama de Honra é um suspense propositadamente frustrante, pelo menos no que diz respeito ao desdobramento de uma trama sem surpresas diante do público. Mas o mistério não precisa estar concentrado em guinadas de trama. E se por um lado o caso de Philippe e Senta soa óbvio demais, por outro Chabrol insere alguns elementos sem fornecer muitas pistas à platéia: o fascínio de Philippe por um busto feminino, colocado no jardim de sua casa mas presenteado pela mãe, a cabeleireira Christine (Aurore Clément), ao novo namorado; a natureza da cumplicidade dele com a mãe; e a postura alienada da madrasta de Senta, que só faz treinar para um concurso de dança. É do contraste entre o excessivamente explicitado e o sem resposta que desponta o estranhamento causado por este seu filme.



# A DAMA DE HONRA (LA DEMOISELLE D’HONNEUR)

França/Alemanha/Itália, 2004

Direção: CLAUDE CHABROL

Roteiro: CLAUDE CHABROL & PIERRE LECCIA, baseado em romance de RUTH RENDELL

Produção: PATRICK GODEAU

Trilha Sonora: MATTHIEU CHABROL

Fotografia: EDUARDO SERRA

Elenco: BENOÎT MAGIMEL, LAURA SMET, AURORE CLÉMENT, BERNARD LE COQ

Duração: 111 minutos



Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário