Críticas


ANJOS DO SOL

De: RUDI LAGEMANN
Com: FERNANDA CARVALHO, ANTONIO CALLONI, VERA HOLTZ
19.08.2006
Por Marcelo Janot
ENTRE A DENÚNCIA E A AÇÃO

Encontrar o tom exato entre o filme-denúncia e o thriller de ação, sem escorregar na pieguice ou no sensacionalismo, pode ser um desafio e tanto para um diretor estreante em longas-metragens. Rudi Lagemann, ex-assistente de Walter Salles e Cacá Diegues, se saiu muito bem com Anjos do Sol . O filme convida o espectador a empreender uma viagem por uma das mais tristes realidades brasileiras, a da prostituição infantil.



Logo de início se estabelece o cenário paradoxal: em uma paradisíaca aldeia de pescadores no litoral da Bahia, um casal vende a filha Maria (Fernanda Carvalho) a um traficante de crianças, acreditando que ela irá trabalhar em uma casa de família. Só que o destino de Maria será o mesmo de tantas outras meninas obrigadas a se prostituir em bordéis espalhados pelo interior do país. Fugir dali equivale a escapar de uma prisão de segurança máxima sem ajuda de celular.



Tudo parece enredo de ficção, um faroeste caboclo sem prazo de validade. Ciente da força do material que tinha em mãos, Lagemann o traduziu da maneira mais simples e eficiente possível, com ritmo ágil e soluções engenhosas para trabalhar com o baixo orçamento (as cenas da selva foram filmadas nos fundos da Colônia Penal Juliano Moreira, em Jacarepaguá). Além disso, soube extrair o melhor de um elenco um tanto heterogêneo - a protagonista Fernanda Carvalho, de apenas 11 anos, e outras atrizes iniciantes sem conhecimento do universo da prostituição contracenam com os experientes Antonio Calloni, Vera Holtz, Otavio Augusto, Chico Diaz e Darlene Gloria, esta numa saborosa ponta.



Em sua estréia mundial, no Festival Internacional de Miami, Anjos do Sol ganhou o prêmio do público, de maioria americana. Informados, no debate com o diretor, de que tudo ali era quase real, eles só queriam saber como ajudar a acabar com aquilo. Talvez também seja essa a sensação que os brasileiros vão ter. Sinal de que o filme, se não oferece soluções, cumpre bem seu papel ao comover e causar indignação.



# ANJOS DO SOL

Brasil, 2006

Direção e Roteiro: RUDI LAGEMANN

Produção: LUIZ LEITÃO DE CARVALHO, JUAREZ PRECIOSO, RUDI LAGEMANN

Música: FELIPE RADICETTI, FLU, NERVOSO

Fotografia: TUCA MORAES

Elenco: FERNANDA CARVALHO, ANTONIO CALLONI, VERA HOLTZ, OTÁVIO AUGUSTO

Duração: 92 minutos

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário