Críticas


REFLEXÕES DE UM LIQUIDIFICADOR

De: ANDRÉ KLOTZEL
Com: ANA LUCIA TORRE, SELTON MELLO, ARAMIS TRINDADE, GERMANO HAUIT
19.11.2010
Por Daniel Schenker
ATRIZ VALORIZA COMÉDIA MACABRA

Seguindo uma das tendências do cinema brasileiro contemporâneo, André Klotzel eleva São Paulo ao status de personagem importante em Reflexões de um Liquidificador . Esta característica confere charme a esse seu novo filme, que prioriza os bairros de casas antigas, preenchidas por atmosfera familiar, sem deixar de chamar atenção para o contraste com os prédios altos que imperam na capital paulista. A direção de arte (de Jean-Louis Leblanc e Ana Rita Bueno) e os figurinos (a cargo de André Simonetti) são peças determinantes na busca do diretor por autenticidade.



Klotzel conta com um grande trunfo: a interpretação minuciosa de Ana Lucia Torre, que ganha aqui sua maior oportunidade no cinema, apesar do bom trabalho apresentado anteriormente no contundente Quanto Vale ou é por Quilo? (2005), de Sergio Bianchi. Durante parte considerável da projeção, a atriz se dedica à inusitada tarefa de contracenar com um liquidificador (voz em off de Selton Mello). Elvira, sua personagem, tem o utensílio doméstico como única “companhia” depois do desaparecimento do marido (Germano Hauit), mistério que atiça a curiosidade de um investigador (Aramis Trindade).



Diretor do ótimo A Marvada Carne (1985), um dos filmes brasileiros mais bem-sucedidos da década de 80, e dos interessantes Capitalismo Selvagem (1993) e Memórias Póstumas (2001), André Klotzel, vez por outra, ambiciona um pouco demais em Reflexões de um Liquidificador , a exemplo do texto narrado por Selton Mello sobre as diferenças entre seres humanos e máquinas em sequência que fornece uma panorâmica de São Paulo. A revelação do mistério proposto na trama (roteiro de José Antônio de Souza), levando à filiação do filme à comédia macabra, soa algo convencional. Mas a produção tem méritos inegáveis – além dos já citados, vale mencionar a relevância do som, elemento que permite ao espectador se deparar com a estrutura psíquica de Elvira.



# REFLEXÕES DE UM LIQUIDIFICADOR

Brasil, 2010

Direção e Produção: ANDRÉ KLOTZEL

Roteiro: JOSÉ ANTÔNIO DE SOUZA

Fotografia: ULI BURTIN

Direção de Arte: JEAN-LOUIS LEBLANC, ANA RITA BUENO

Figurinos: ANDRÉ SIMONETTI

Montagem: LETÍCIA GIFFONI

Música: MARIO MANGA

Elenco: ANA LUCIA TORRE, SELTON MELLO, ARAMIS TRINDADE, GERMANO HAUIT

Duração: 80 minutos

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário