Críticas


EMBRIAGADO DE AMOR

De: PAUL THOMAS ANDERSON
Com: ADAM SANDLER, EMILY WATSON, LUIS GUZMAN, PHILIP SEYMOUR HOFFMAN
16.05.2003
Por Fernando Albagli
O AMOR INSÓLITO E IMPREVISÍVEL

Nada é previsível em Embriagado de Amor (Punch-Drunk Love). O que é muito bom. Não é previsível que Paul Thomas Anderson - de Boogie Nights e Magnolia - fosse escrever e dirigir uma comédia romântica. Porque, por mais estranho que pareça mesmo depois de ver o filme, Embriagado de Amor é uma comédia romântica. Bem diferente de outras do gênero, é verdade. O que é muito bom.



Não era previsível que Adam Sandler – de Afinado no Amor e Paizão - se revelasse um ator com a possibilidade de interpretar o Barry Egan cujos surtos o levam a destruir portas de vidro e arrasar banheiros inteiros. Ou a derrubar, por amor, quatro brutamontes de uma vez e ainda enfrentar, cara a cara, um Philip Seymour Hoffman de maus instintos, como um poodle botando pra correr um pit bull. O que é muito bom.



Anderson continua construindo insólitos personagens – melhores talvez que os próprios roteiros – fazendo-os se constituir no principal elemento de seus filmes. Seu Barry Egan, que Sandler assume e incorpora de forma extraordinária, esconde, por trás de um jeitão tímido e quieto, um tipo desequilibrado e violento que, por sua vez, revela-se um romântico (e terrível) D. Quixote, vestindo um terno azul em vez de prateada armadura, a proteger sua Dulcinéia – a doce Lena de Emily Watson. E o faz dar voltas e voltas em torno de si mesmo, como resume a seqüência em que ele se perde pelos labirínticos corredores do prédio da amada.



O episódio das embalagens de pudim, que Barry junta para trocar por milhagem aérea, fato real que parece ter deflagrado a idéia de fazer o filme, acaba em plano secundário na história. Mais importante é a ligação para a empresa de tele-sexo, a influência das irritantes sete irmãs na formação da personalidade do rapaz, com todos os traumas que o acompanham desde a infância, constantemente invadido em sua privacidade, e, afinal, o encontro com o amor.



Uma comédia romântica. O que é muito bom.



EMBRIAGADO DE AMOR (PUNCH-DRUNK LOVE)

EUA, 2002

Direção e roteiro:PAUL THOMAS ANDERSON

Produção:JoANNE SELLAR, DANIEL LUPI, P.T. ANDERSON

Fotografia:ROBERT ELSWIT

MontagemLESLIE JONES

Música:JON BRION

Elenco:ADAM SANDLER, EMILY WATSON, LUIS GUZMAN, PHILIP SEYMOUR HOFFMAN

Duração: 97 minutos

Voltar
Compartilhe
Deixe seu comentário