Críticas


CANNES 2024 – OS VENCEDORES

25.05.2024
Por Marcelo Janot
Uma análise do resultado da premiação.

A 77a edição do Festival de Cannes chegou ao fim com um resultado surpreendente. Quando se falava que o filme iraniano “The Seed of The Sacred Fig”, de Mohammad Rassoulof, seria barbada por diversos motivos, como a perseguição política ao cineasta em seu país, o forte conteúdo crítico do filme e os elogios quase unânimes que recebeu, o júri presidido pela diretora americana Greta Gerwig optou por dar a Palma de Ouro para “Anora”, do conterrâneo dela Sean Baker.

Em primeiro lugar é importante deixar claro que “Anora” é um ótimo filme. Entre os 22 concorrentes foi o único que tinha a clara intenção de fazer rir. Começa como um conto de fadas (a stripper e garota de programa que conhece um príncipe encantado milionário) e quando tudo ameaça dar errado para a personagem-título ele se torna uma comédia maluca com elementos de pastelão, que arrancou muitas gargalhadas da plateia em todas as sessões, inclusive quebrando a habitual sisudez da imprensa dentro da sala escura.

Ao justificar o prêmio, a presidente do júri elogiou justamente este aspecto, dizendo que o filme fazia lembrar a estrutura das clássicas screwball comedies como as de Ernst Lubitsch e Howard Hawks. O curioso é o júri ter optado por dar o prêmio máximo para um filme com essas características em um ano com uma porção de filmes que ressaltavam políticas afirmativas ou que desafiavam o status quo. Em diversas produções vimos mulheres fortes como protagonistas, enquanto não houve uma sequer atuação masculina memorável. Um reflexo disso foi o prêmio de melhor ator para Jesse Plemons pelo fraquíssimo e preguiçoso “Kinds of Kindness”, de Yorgos Lanthimos, enquanto o de melhor atriz foi dividido entre todo o elenco feminino de “Emilia Perez” (até Selena Gomez saiu premiada!). O prêmio foi recebido por Karla Sofia Gascón, primeira atriz trans a ser premiada em Cannes (Berlim saiu na frente ano passado premiando Thea Ehre como coadjuvante).

O ótimo e ousado “Emilia Perez”, de Jacques Audiard, ganhou também o Prêmio do Júri (equivalente ao terceiro lugar), enquanto o indiano “All We Imagine As Light” (primeiro filme do país a concorrer em 30 anos), dirigido pela jovem Payal Kapadia, e que conta uma bonita história também de viés feminino, ganhou o Grand Prix (equivalente ao segundo lugar, um exagero se pensarmos que “Bird”, de Andrea Arnold, saiu sem nada). Ao iraniano “The Seed of The Sacred Fig”, de Mohammad Rassoulof, restou um prêmio especial de consolação. Felizmente o filme de Rassolouf ganhou o prêmio da crítica internacional (FIPRESCI), cujo júri eu presidi, e o prêmio do Júri Ecumênico.

Completaram a premiação um justo prêmio de direção para o português Miguel Gomes por “Grand Tour” e um absurdo prêmio de roteiro para Coralie Fargeat por “The Substance”, filme que recicla uma série de ideias já usadas no cinema a partir do tema “criatura toma o controle do criador”, como se fosse uma variação do cult “Como fazer carreira em Publicidade” (1989), de Bruce Robinson. Mas para quem esperava mais lacração por parte de Greta Gerwig, ela e seus colegas foram até comedidos.



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