Menu
Críticas
Especiais
Artigos
Convidados
DVD/Blu-ray
Facebook
Twitter
RSS
busca avançada
Luiz Fernando Gallego
O QUARTO AO LADO
As duas personagens centrais e suas atrizes concentram intensamente a emoção que o filme transmite.
Por Luiz Fernando Gallego
Dois clássicos dos anos 1930
Dois filmes clássicos da "era de ouro" de Hollywood que merecem ser (re)vistos
Por Luiz Fernando Gallego
Wyler, Lubitsch e Sirk: raridades em DVDs
Filmes famosos e outros desconhecidos de grandes nomes do cinema clássico estadunidense entre 1929 e 1959
Por Luiz Fernando Gallego
VIDAS PASSADAS
O passado é um país estrangeiro: lá as coisas acontecem de outro modo
Por Luiz Fernando Gallego
ATIRARAM NO PIANISTA
De uma tragédia individual kafkiana, o filme dimensiona o que pode ser uma ditadura em que direitos básicos deixam de existir quando qualquer um pode sofrer perseguições inimagináveis sem garantias legais mínimas.
Por Luiz Fernando Gallego
CONTO DE FADAS
Nada acrescenta ao que se sabe - ou o que imaginamos - sobre personagens da II Guerra numa recriação estilosa
Por Luiz Fernando Gallego
ELIS E TOM, SÓ TINHA DE SER COM VOCÊ
O filme acaba sendo até melhor do que o famoso disco por selecionar aqueles que são realmente os melhores momentos da cantora em melodias de Tom
Por Luiz Fernando Gallego
CRIATURAS DO SENHOR
O filme vai bem até perto do final - quando escolhe proselitismo em detrimento de um arco de personagens mais convincente para o polêmico clímax.
Por Luiz Fernando Gallego
THE BANSHEES OF INISHERIN
A desunião de uma amizade fraterna funciona como a pulsão de morte freudiana que desfaz a fusão promovida pela pulsão de vida, Eros.
Por Luiz Fernando Gallego
BABILÔNIA
Uma longa colcha de retalhos irregulares com altos e baixos, além da previsibilidade de um roteiro menos satisfatório do que as qualidades de produção
Por Luiz Fernando Gallego
ARMAGEDDON TIME
O início do conservadorismo (reativo aos ideais dos anos 1960) que evoluiu/involuiu para uma extrema-direita racista, homofóbica, ignorante e nociva ao humanismo e à empatia.
Por Luiz Fernando Gallego
UM HOMEM
A identidade: inapreensível para os outros? Para nós mesmos? Mutante?
Por Luiz Fernando Gallego
IMPÉRIO DA LUZ
Uma escolha oportuna para abrir o Festival do Rio 2022: tudo gira em torno de um cinema, mas do lado de fora pode haver uma "motociata" fascista
Por Luiz Fernando Gallego
UM HERÓI
Como o arcaico e o contemporâneo se mesclam sem conseguirem uma síntese para atingir melhor convivência entre as pessoas
Por Luiz Fernando Gallego
ILUSÕES PERDIDAS
Com seis prêmios no 'oscar' francês 2022, esta versão do romance de Balzac publicado em 1837 mostra tristes coincidências com nossos dias.
Por Luiz Fernando Gallego
Página 1 de 299
1
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17
|
18
|
19
|
20
|
21
|
22
|
23
|
24
|
25
|
26
|
27
|
28
|
29
|
30
|
31
|
32
|
33
|
34
|
35
|
36
|
37
|
38
|
39
|
40
|
41
|
42
|
43
|
44
|
45
|
46
|
47
|
48
|
49
|
50
|
51
|
52
|
53
|
54
|
55
|
56
|
57
|
58
|
59
|
60
|
61
|
62
|
63
|
64
|
65
|
66
|
67
|
68
|
69
|
70
|
71
|
72
|
73
|
74
|
75
|
76
|
77
|
78
|
79
|
80
|
81
|
82
|
83
|
84
|
85
|
86
|
87
|
88
|
89
|
90
|
91
|
92
|
93
|
94
|
95
|
96
|
97
|
98
|
99
|
100
|
101
|
102
|
103
|
104
|
105
|
106
|
107
|
108
|
109
|
110
|
111
|
112
|
113
|
114
|
115
|
116
|
117
|
118
|
119
|
120
|
121
|
122
|
123
|
124
|
125
|
126
|
127
|
128
|
129
|
130
|
131
|
132
|
133
|
134
|
135
|
136
|
137
|
138
|
139
|
140
|
141
|
142
|
143
|
144
|
145
|
146
|
147
|
148
|
149
|
150
|
151
|
152
|
153
|
154
|
155
|
156
|
157
|
158
|
159
|
160
|
161
|
162
|
163
|
164
|
165
|
166
|
167
|
168
|
169
|
170
|
171
|
172
|
173
|
174
|
175
|
176
|
177
|
178
|
179
|
180
|
181
|
182
|
183
|
184
|
185
|
186
|
187
|
188
|
189
|
190
|
191
|
192
|
193
|
194
|
195
|
196
|
197
|
198
|
199
|
200
|
201
|
202
|
203
|
204
|
205
|
206
|
207
|
208
|
209
|
210
|
211
|
212
|
213
|
214
|
215
|
216
|
217
|
218
|
219
|
220
|
221
|
222
|
223
|
224
|
225
|
226
|
227
|
228
|
229
|
230
|
231
|
232
|
233
|
234
|
235
|
236
|
237
|
238
|
239
|
240
|
241
|
242
|
243
|
244
|
245
|
246
|
247
|
248
|
249
|
250
|
251
|
252
|
253
|
254
|
255
|
256
|
257
|
258
|
259
|
260
|
261
|
262
|
263
|
264
|
265
|
266
|
267
|
268
|
269
|
270
|
271
|
272
|
273
|
274
|
275
|
276
|
277
|
278
|
279
|
280
|
281
|
282
|
283
|
284
|
285
|
286
|
287
|
288
|
289
|
290
|
291
|
292
|
293
|
294
|
295
|
296
|
297
|
298
|
299
Leia os textos de
cada crítico
Selecione um autor
Amanda Luvizotto
Carlos Alberto Mattos
críticos.com.br
Daniel Schenker
João de Oliveira
Luiz Baez
Luiz Fernando Gallego
Marcelo Janot
Maria Caú
Nelson Hoineff